6 atitudes para transformar a vida de alguém

Quando paramos para pensar em boas ações, logo associamos a bens materiais e pensamos que para ajudar alguém precisamos doar grandes quantias de dinheiro. Mas, na realidade, você pode fazer a diferença na vida das pessoas através de pequenas atitudes. 

Se você topa esse desafio e quer saber como colocar isso em prática, então confira as dicas incríveis que nós separamos abaixo!

1. Dê aulas gratuitas sobre um assunto que você domina

Sabe aquele vizinho mais velho que tem dificuldade em utilizar as ferramentas digitais? Ou até mesmo o filho mais novo daquele parente distante que ficou sem aulas durante a pandemia e agora precisa de ajuda em matemática? Você pode fazer uma grande diferença na vida deles ao dedicar algumas horas de seu dia para ensiná-los. Não há nada mais satisfatório do que compartilhar o seu conhecimento com o próximo!

2. Dedique seu tempo em trabalho voluntário

Hoje existem inúmeras iniciativas que precisam de ajuda para fazer tudo acontecer. Então que tal encontrar uma causa que faça sentido para você e ajudar? Pode ser a que você mais se identifique: distribuição de marmitas para moradores de rua, visitas a idosos em asilos ou a crianças em hospitais, arrecadação de alimentos para pessoas carentes e muitas outras! 

Para ajudar é mais fácil do que você imagina! O Atados, por exemplo, é uma plataforma de voluntariado que pode te ajudar a encontrar a causa que você mais se identifica. Conheça através do site.

3. Pare para ajudar

Na correria do dia a dia torna-se cada vez mais difícil encontrar pessoas que realmente estejam à disposição para estender a mão e oferecer ajuda. Mas, que tal colocar isso em prática? Ao ver uma pessoa com sacolas de supermercado, por exemplo, não hesite: ajude! 

Quer se inspirar? Conheça alguns perfis do Instagram que estão recheados de boas atitudes que fazem a diferença no dia a dia.

4. Tenha voz ativa

Tenha voz ativa, seja em prol das pessoas que necessitam de ajuda e não possuem voz ativa ou até mesmo pelo direito dos animais. Seu apoio pode ajudá-los, como em manifestações e abaixo-assinados. Neste último, o Change pode te ajudar: um site de abaixo-assinados e petições pelas mais diversas causas. 

5. Apoie projetos sociais sérios

Outra maneira de contribuir para a transformação da vida de alguém é apoiando e divulgando projetos sociais que realmente sejam transformadores. O Instituto Alicerce, por exemplo, tem como missão empoderar a vida de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social através da educação e do apoio socioemocional para a realização de um projeto de vida. Conheça esse trabalho e veja como ele impacta a vida de inúmeros brasileiros!

6. Divulgue ideias que você acredita 

Sabemos que as redes sociais tornaram-se uma grande ferramenta para alcançar pessoas, não é mesmo? Através dela, conseguimos compartilhar cada momento do nosso dia, conversar com aquele amigo distante e até mesmo se manter atualizado nas notícias. Mas, e se você pudesse usá-la para propagar uma corrente do bem? Na realidade, você pode!

Compartilhar as causas que você acredita com a sua rede de contato faz uma grande diferença, e é uma ótima maneira de ajudar quando não puder ajudar financeiramente com uma doação. Conheça o nosso perfil no Instagram e compartilhe. 

 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.