Qual a importância de trabalhar as Soft Skills na escola?

Afinal, o que são as Soft skills e qual a importância de desenvolver essas habilidades no ambiente escolar?

Soft skills é um termo em inglês usado para definir as habilidades comportamentais ou habilidades sociais e emocionais. Podemos considerar soft skills: habilidades de se comunicar, compreender e lidar com situações, tomar decisões ou ter empatia, por exemplo. O aprendizado das soft skills agrega competências úteis em todas as áreas da vida.

É imprescindível que as escolas desenvolvam os alunos de forma integral, não apenas ensinando a parte técnica, mas também ajudando o estudante a desenvolver habilidades comportamentais e inteligência emocional, através de vivências diferentes da sua.

Qual a importância das soft skills?

Mercado de trabalho

Uma análise realizada com 80 milhões de anúncios de emprego em 22 setores do mercado conduzida pela America Succeeds, em 2021, mostra que entre os anúncios de emprego, das 10 habilidades mais exigidas, sete eram soft skills.
É essencial inserir atividades que desenvolvam essas habilidades no ambiente escolar, tendo em vista a carreira profissional dos estudantes no futuro. Os alunos de hoje encontrarão um mercado de trabalho extremamente tecnológico e robotizado. Tudo o que pode ser ensinado e avaliado também pode ser aprendido por uma máquina, já as habilidades interpessoais não.

Vida em sociedade

O tempo todo estamos nos relacionando com outras pessoas, com culturas, personalidades, características, gostos, valores e temperamentos diferentes. Desenvolver essas habilidades é de suma importância para aprender a lidar com esses desafios e as complexidades dessas relações.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta a importância de uma formação humana integral. Nas competências gerais, podemos observar que aparecem habilidades como criatividade, comunicação, pensamento crítico, autonomia, negociação, ética, empatia, resolução de conflitos, resiliência e tomada de decisão. Algumas soft skills também são citadas nos objetivos de aprendizagem específicos de cada nível de ensino.

Conheça o Instituto Alicerce

Nossa missão é empoderar e transformar a vida de alunos em situação de vulnerabilidade social através da educação e do apoio socioemocional para a realização de um projeto de vida.
Nosso programa de reforço trabalha a base educacional associado a uma abordagem integral, além das trilhas de leitura, escrita e matemática também contamos com uma trilha completa de Habilidades para a Vida, visando aprimorar as soft skills necessárias para o desenvolvimento integral dos alunos.

Somos guiados por um método!

Nossa metodologia traz uma abordagem pedagógica inovadora e disruptiva, buscando dar oportunidade para que todos se desenvolvam de maneira integral. Para alcançar esse objetivo, personalizamos o processo de ensino-aprendizagem, e adotamos uma metodologia sustentada em três grandes pilares (trilhas de conhecimento, habilidades para a vida e descoberta) que visam a constante evolução e a construção de um PROJETO DE VIDA do aluno.

 

Pilar das Trilhas de Conhecimento

Desenvolvemos as trilhas de Língua Portuguesa  (leitura, escrita),  matemática e inglês alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2019), visando a recuperação das lacunas de aprendizagem e o fortalecimento da base escolar. 

Pilar da Espiral de Habilidades para a vida

Esse pilar tem cinco frentes: habilidades para pensar, habilidades para sentir, habilidades para o autoconhecimento, habilidades para contribuir e retribuir, e habilidades para autossuperação.

Pilar da Descoberta

Esse pilar busca ampliar o repertório cultural dos alunos, e envolve o desenvolvimento de projetos nas áreas de Ciências naturais, Ciências humanas, Arte e cultura, Saúde, esporte e bem-estar, Cidadania e direito, Sustentabilidade, Tecnologia, Astronomia e astronáutica e Empreendedorismo.

Projeto de Vida

A integração dos três pilares do Alicerce culmina na construção de um projeto de vida para cada aluno. Esse projeto respeitará a idade e fase de desenvolvimento, e prioritariamente busca expandir o engajamento com o propósito de aprender a vida toda, e com a construção de metas pessoais, profissionais e financeiras.

A jornada do Aluno

A jornada do aluno no ALICERCE está estruturada em ciclos de aprendizagem com duração de dois meses chamados de sprints pedagógicas. A cada nova sprint, as lideranças pedagógicas realizam uma análise da evolução do aluno e estabelecem novos objetivos e estratégias de aprendizagem.

Avaliação digital diagnóstica adaptativa – MAPA

Conhecemos o ponto de partida de cada aluno, ou seja,  por meio da avaliação diagnóstica digital adaptativa, que chamamos de MAPA – Momento de Avaliação para a Aprendizagem,  identificamos as necessidades de instrução que são diferentes do ano escolar em que o aluno está matriculado, o que resulta em um plano de ensino personalizado, e em maior eficiência no processo de ensino e aprendizagem. 

Checagens quinzenais

Na nossa metodologia, adotamos uma avaliação formativa da aprendizagem dos alunos. A cada quinzena, checamos o caminho personalizado que estamos propondo para cada aluno. Buscamos responder a questões como: Ele está aprendendo? Existe algum conteúdo que precisa ser ensinado de outra maneira para que ele consiga dominá-lo? Podemos ir mais rápido com a instrução dele, ou precisamos retomar conteúdo anterior que ainda não foi sistematizado?  Permitindo assim, que o líder ou o guia tomem decisões com mais evidência e sem ter que esperar o término do ciclo de oito semanas.

Banco de atividades

No Alicerce, os líderes e guias têm autonomia para criar as atividades que querem oferecer aos seus alunos e contam com um aplicativo com mais de 8 mil atividades que passaram por triagem e foram testadas em linha com a Metodologia Alicerce.

Material estruturado

O material estruturado é uma sequência de atividades com propostas de diferenciação da instrução para cada nível de nossas trilhas de conhecimento, visando oferecer estratégicas diferenciadas por nível de desenvolvimento dos alunos (faixas etárias) e nível de interesse (experiências prévias e preferências).

Formação dos líderes e dos guias, nossos instrutores

Os professores do Alicerce recebem formação inicial e formação continuada em nossa metodologia para poderem atuar como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem. Temos um núcleo de formação, composto por uma equipe com educadores e especialistas na área de aprendizagem. Esse núcleo dá supervisão contínua aos líderes e guias para que possam personalizar o processo de ensino e aprendizagem. 

Monitoramento da qualidade dos planejamentos e das aulas

Além das formações continuadas, existe o monitoramento contínuo dos planejamentos das aulas por meio de um núcleo da qualidade, que avalia se os planejamentos das aulas estão de acordo com as necessidades instrucionais identificadas pela avaliação diagnóstica aplicada em nossos alunos. 

Acesse nosso site institutoalicerceedu.org.br/

 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.