A Importância do Projeto de Lei da Escola em Tempo Integral

Nos últimos anos, o debate em torno da educação tem se intensificado, e uma das principais questões em pauta é o projeto de lei da escola em tempo integral. Essa proposta visa ampliar a carga horária das escolas, proporcionando um ambiente educacional mais completo e enriquecedor para os estudantes. Além disso, a integração de instituições como o Instituto Alicerce, que oferecem atividades no contraturno escolar, pode potencializar ainda mais os benefícios desse modelo.

O Projeto de Lei da Escola em Tempo Integral

O projeto de lei da escola em tempo integral é uma medida que busca estender a jornada escolar, permitindo que os alunos passem mais tempo na escola, não apenas em atividades acadêmicas, mas também em atividades complementares que contribuam para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Dessa forma, as escolas passam a ser um espaço de aprendizado contínuo, onde os alunos têm a oportunidade de se envolver em projetos, atividades culturais, esportivas e artísticas, bem como reforçar o aprendizado nas matérias convencionais.

O Papel do Instituto Alicerce no Contraturno Escolar

O Instituto Alicerce é um exemplo notável de como o contraturno escolar pode ser uma ferramenta valiosa no contexto da escola em tempo integral. Esse tipo de instituição oferece atividades extracurriculares que complementam o ensino regular, enriquecendo ainda mais a experiência educacional dos alunos.

Benefícios do Instituto Alicerce

Maior Aprendizado: Com mais tempo disponível, os alunos têm a chance de aprofundar seus conhecimentos e receber um ensino mais personalizado. Matérias que muitas vezes são negligenciadas devido à falta de tempo podem ser exploradas de maneira mais completa.

Desenvolvimento de Habilidades Sociais: A convivência prolongada com colegas e professores ajuda a desenvolver habilidades sociais e emocionais, como trabalho em equipe, empatia e resolução de conflitos.

Redução da Desigualdade: O período em tempo integral pode ajudar a reduzir as desigualdades educacionais, proporcionando oportunidades iguais para todos os estudantes, independentemente de seu contexto socioeconômico.

Prevenção de Problemas Sociais: A escola em tempo integral oferece um ambiente seguro e estruturado, o que pode ajudar a manter os alunos longe de situações de risco, como a criminalidade juvenil.

O projeto de lei da escola em tempo integral representa um avanço significativo no campo da educação, permitindo que os alunos tenham acesso a um ambiente educacional mais completo e enriquecedor. A parceria com instituições como o Instituto Alicerce amplia ainda mais os benefícios desse modelo, oferecendo atividades no contraturno escolar que complementam e aprofundam a formação dos estudantes. Investir na educação em tempo integral e nas atividades extracurriculares é investir no futuro dos nossos jovens e no desenvolvimento de uma sociedade mais preparada e equitativa.

O programa de contraturno escolar do Instituto Alicerce 

O Instituto Alicerce é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão fornecer apoio educacional para crianças e jovens que precisam de ajuda para alcançar seu potencial máximo. Atuamos em escolas públicas, oferecendo reforço escolar no contraturno para alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem ou que precisam de um acompanhamento mais individualizado.

Nossa metodologia é baseada em trilhas educacionais, que incluem leitura, escrita e matemática, para desenvolver as principais competências alinhadas com a BNCC. Também incluímos trilhas de Habilidades para a Vida (competências socioemocionais) e Projeto de Vida, abordando temáticas de autoconhecimento, consciência social e atualidades de forma transversal ao ensino curricular.

Acreditamos que a personalização do ensino, aliada a métricas claras e ao acompanhamento do desempenho qualitativo, é a base de uma solução efetiva para recuperar as defasagens acumuladas pelos alunos ao longo de suas vidas escolares, incluindo aquelas decorrentes dos impactos da pandemia.

Nosso programa já impactou a vida de mais de 25 mil estudantes pelo país.

Saiba mais sobre o trabalho do Instituto Alicerce!

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.